O Alvorecer no Teatro

Quase na hora.

Porque me sinto ansiosa e apreensiva?

O palco me aguarda. Dançar e dançar. Este é o movimento que impulsiona a alma para transbordar a sua alegria. Não somos profissionais, mas aqui, no palco, nos sentimos únicas.

Isto é Alvorecer. Um espaço para a mulher quebrar suas amarras, nem que seja por instantes. Deixar a alma flutuar e se tornar livre. Apenas sentido o seu eu. Tudo isso se realiza com a coordenação de nossa professara, Carmem Borges, mulher de vanguarda, que enxerga o brilho em cada mulher.


Como esta experiência me encanta!

Apenas os bastidores, apenas mais um ensaio. Mas é tão grande em meu peito que me sinto feliz e saltitante. Saltitante como uma adolescente em sua primeira apresentação.

Estamos aqui felizes, muito felizes. Enfim, vamos ao deleite do palco.  Pura magia!!

O tema do espetáculo deste ano é “Nós dançamos elas”. As Alvoretes, um dos grupos do Alvorecer, no qual participo, vai homenagear duas grandes mulheres: Maria Filipa, uma marisqueira da Ilha de Itaparica, que comandava um grupo de mais de 40 mulheres que lutaram pela independência da Bahia. Elas se arrumavam e seduziam os Portuguêses para um lugar distante e davam neles uma surra de cansanção. Com isto, eles fugiam da ilha.

 


Outra mulher homenageada é Chiquinha Gonzaga. Uma mulher além do seu tempo. Foi pianista, maestrina e compositora carioca, e abolicionista. Vendia suas letras de músicas para comprar escravos e alforriá-los. Entre as obras mais conhecidas, está a marcha carnavalesca "Ó Abre Alas".

 


Isto é o Alvorecer!

 

 Alicinha, Margarida, Neyla, Marilene, Wilma, Nalva, Waldira, Tina, Aline e Camila

Comentários

  • Eliane

    Gostei muito, principalmente pela escolha das mulheres homenageadas.

    • Realmente são duas mulheres fanatásticas. bjs

  • Maria Julia

    Adorei os seus dizeres sobre o que é o Alvorecer e a gestação do espetáculo, com a escolha dessas duas mulheres fantásticas e Maria Filipa, pouco conhecida pelos baianos. Nós dançamos elas, as Alvoretes, com muito orgulho dessas mulheres à frente do seu tempo.

    • Obrigada querida! Palavras de incentivo me motivam a seguir. As mulheres do Alvorecer são fantásticas. ????

Deixe seu comentário! Os comentários serão moderados antes de serem publicados.

Blogs Parceiros