VIVA SÃO JOÃO!!

Noite de São!! A noite mais esperada do ano para os nordestinos e em especial para os jequieenses. Aqui na nossa cidade, o São é esperado com muito entusiasmo. É uma festa lúdica, onde todos se confraternizam para celebrar o amor e principalmente a alegria. E como foi nossa noite de São João?? Todos em casa, apenas com os famíliares mais próximos. Tempo de pandemia - Corona Virus - Tenos que nos cuidar e cuidar do outro. Mas não faltou a devoção de homenagear este Santo tão amado. Mesmo em casa a festa é garantida nessa época tão esperada do ano aqui em nossa terra!

As festas juninas homenageiam três santos católicos: Santo Antônio, no dia 13 de junho, padroeiro de Jequié, São João Batista, dia 24 e São Pedro, dia 29.. No entanto, a origem das comemorações nessa época do ano é anterior à era cristã.

No Hemisfério Norte, várias celebrações aconteciam durante o solstício de verão – a data que marca o dia mais longo do ano. Lá na parte de cima do globo, ele acontece nos dias 21 ou 22 de junho. Vários povos da Antiguidade aproveitavam a ocasião para organizar rituais em que pediam fartura nas colheitas – celtas, nórdicos, egípcios, hebreus. “Na Europa, os cultos à fertilidade em junho foram reproduzidos até por volta do século 10. Como a igreja não conseguia combatê-los, decidiu cristianizá-los, instituindo dias de homenagens aos três santos no mesmo mês”, diz a antropóloga Lucia Helena Rangel, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

 





Comentários
    Nenhum comentário! Seja o primeiro, preencha o formulário abaixo!
Deixe seu comentário