Grupo de voluntários produz máscaras para os profissionais de saúde!

Voluntários confeccionam máscaras de proteção para profissionais de saúde que atuam no enfrentamento ao Covid-19

Por Ivan Bezerra.

 

Em uma crise de saúde pública como a pandemia do coronavírus, com centenas de milhares de pessoas infectadas e dezenas de milhares mortas pelo Covid-19 em todo mundo, a vida de toda sociedade é afetada, com mais ou menos intensidade.

 

Entre as carreiras profissionais, aquelas ligadas à área de saúde, como médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e auxiliares de todo tipo que trabalham em postos de saúde e hospitais, passam a sofrer pressões em níveis muito acima do que estão acostumados. Além do volume de trabalho muito maior e do estresse natural de profissões que lidam constantemente com o limite entre a vida e a morte de pacientes, o risco de se infectarem com o Covid-19 cresce exponencialmente.

 

Por isso, preservar a integridade física e mental dos nossos profissionais de saúde em uma crise como esta é responsabilidade de cada um de nós. Cada um pode e deve fazer a sua parte. Atendendendo à orientação dos próprios profissionais de saúde de permanecer em isolamento social, ficando em casa, e mantendo hábitos de higiene pessoal você já está ajudando, pois reduz o risco de contaminação para você mesmo e para outras pessoas, reduzindo o número de atendimentos médicos.

Mas um grupo de pessoas decidiu fazer mais. Com um trabalho voluntário, resolveram buscar recursos para fabricar um dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) mais importantes para o enfrentamento desse tipo de epidemia: protetores faciais, conhecidos como Face Shield.

 

Com a Face Shield, o profissional de saúde protege seus olhos, boca e nariz das gotículas expelidas pelo paciente com Convid-19 ao falar, tossir ou espirrar.

 

Para produzir a máscara, os voluntários usam impressoras 3D na confecção do apoio de cabeça onde é fixada uma lâmina plástica transparente, que é cortada a laser. O processo, apesar de relativamente simples, requer tempo e recursos para aquisição do material. O valor de produção de cada máscara fica em torno de R$ 25.



A rede de voluntários, que se auto intitula Corona Vidas, surgiu da parceria entre pesquisadores, professores e voluntários de empresas em Jequié o Hub de Produção é coordenado pelo CPDS da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB campus Jequié Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA campus Jequié, Secretaria de Saúde de Jequié, Multiarte Comunicação Visual, Innovate, Checklab e Green MKT Digital.

 

Hoje o projeto Corona Vidas têm HUB´s de produção nas seguintes cidades: Bahia: Feira de Santana-Ba, Vitória da Conquista-Ba, Jequié-Ba, Ilhéus-Ba, Valença-Ba, Guanambi-Ba. São Paulo Marília, Bauru, São Paulo. Rio de Janeiro Rio de Janeiro.

A iniciativa busca, através de uma vaquinha virtual na internet, arrecadar inicialmente R$ 50 mil para a confecção de pelo menos 2.000 Faces Shield. Todo dinheiro arrecadado é destinado exclusivamente para a aquisição de materiais para a confecção das máscaras.

 

O objetivo é abastecer as unidades de saúde da região de Jequié. O excedente será distribuído para unidades de saúde de outras cidades. As máscaras são entregues após a assinatura de um termo de doação com todas as orientações de desinfecção e higienização das máscaras, além das recomendações de uso conforme orientações da ANVISA e Ministério da Saúde.

 

As primeiras 279 unidades de Faces Shield já foram produzidas e entregues e estão sendo usadas por profissionais de hospitais e centros de saúde de diversos municípios da região. Veja a lista dos beneficiados até o momento:

 

  • Hospital Santa Casa São Judas Tadeu
  • Hospital Santa Helena
  • Secretaria Municipal de Gongogi
  • Secretaria Municipal de Irajuba
  • Secretaria Municipal de Jaguaquara
  • Secretaria municipal de saúde de Ipiaú
  • Secretaria Municipal de Saúde de Jequié
  • Secretaria Municipal de Saúde de Maracás
  • Secretaria Municipal de Ubatã
  • Unidade de Pronto Atendimento - UPA - Jequié

 

Em pouco mais de uma semana de campanha, o grupo arrecadou quase 15% do valor total necessário. Com a divulgação da campanha na própria internet e em veículos de comunicação, o grupo pretende conseguir o valor total, ou até mais, já nos próximos dias.

Você também tem interesse em doar ou ser voluntário!

 

Nossas redes sociais:

https://www.instagram.com/combatecovid.jequie/  

https://www.facebook.com/hub.covidjequie

Nosso site: https://www.coronavidas.net 

 

Ajude a cuidar de quem cuida da gente!





Comentários
    Nenhum comentário! Seja o primeiro, preencha o formulário abaixo!
Deixe seu comentário