SAUDADE - Amor sem presença

Saudade!!!........ Significado de um amor maior. Amor que não sai do peito. Amor que não se apaga com o tempo. Amor sem presença. Só sentimos saudade do que foi importante pra nós e nos trouxe felicidade. Então... que a saudade chegue sempre em nossos corações. As boas lembranças devem estar sempre acesas. Tenhamos sabedoria para acalentar o nosso coração revivendo momentos e pessoas que deixaram marcas de amor em nossa vidas.

Você conhece a origem da palavra saudade? O termo vem do latim solitas, cujo significado é solidão. Existem alguns mitos e curiosidades sobre a palavra saudade, que muitos acreditam ser exclusividade da língua portuguesa, mas não é bem assim. Até seria interessante se fôssemos, de fato, detentores de um vocábulo tão bonito e expressivo, mas a verdade é que ele existe em outros idiomas, embora tenha sido considerado por uma empresa britânica, que ouviu diversos tradutores, a sétima palavra mais difícil de se traduzir. Isso acontece porque muitas palavras, de acordo com o país, cultura e outros fatores, adquirem diferentes significados. Para comprovar isso, a palavra saudade recebe um termo exato em polonês: tesknota. Ela também consta no léxico alemão, sehnsucht, e apresenta praticamente o mesmo valor da nossa saudade. (Fonte: Brasil Escola)

Abaixo um poema de Pablo Neruda:

Saudade

Saudade - O que será... não sei... procurei sabê-lo

em dicionários antigos e poeirentos

e noutros livros onde não achei o sentido

desta doce palavra de perfis ambíguos.

 

Dizem que azuis são as montanhas como ela,

que nela se obscurecem os amores longínquos,

e um bom e nobre amigo meu (e das estrelas)

a nomeia num tremor de cabelos e mãos.

 

Hoje em Eça de Queiroz sem cuidar a descubro,

seu segredo se evade, sua doçura me obceca

como uma mariposa de estranho e fino corpo

sempre longe - tão longe! - de minhas redes tranquilas.

 

Saudade... Oiça, vizinho, sabe o significado

desta palavra branca que se evade como um peixe?

Não... e me treme na boca seu tremor delicado...

Saudade...

 

(Pablo Neruda, in "Crepusculário" )

 

 





Comentários
  • Saudade paravra que traduz sentimentos e coisas boas, pois só sentimos saudade do que foi bom e nos fez bem. A pesar de doída é a prova real do amor que um dia sentimos e hoje nos faz falta, Então sentir saudade é simplesmente maravilhoso. Amor gera saudade.

Deixe seu comentário