JANEIRO BRANCO - Cuide de sua Saúde mental

Cuidar do corpo é também cuidar da nossa saúde mental, que não significa que devemos ter ou cuidar de uma doença mental. Pessoas mentalmente saudáveis, ou sejam, que compreendem as suas limitações e conseguem equilibrar, diariamente, as emoções vivenciadas no dia a dia, como alegria, amor, tristeza, decepções, raiva, frustações, dentre tantas outras, têm o desafio de estarem atentos e preparados para as exigências da vida no sentido de otganizar seus desejos.

A saúde da mente é algo que nos afeta de formas que ainda estão sendo estudadas. O descontrole emocional é responsável pelos problemas que envolvem ansiedade, um dos males do século.

Segundo estudos, ter saúde mental é:

- Estar bem consigo mesmo e com os outros;

- Aceitar as exigências da vida;

- Saber lidar com as boas emoções e também com aquelas desagradáveis, mas que fazem parte da vida;

- Reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário;

A Organização Mundial de Saúde (OMS) relaciona a saúde não apenas à ausência de doenças. O relatório produzido pela instituição aponta que saúde mental é “um estado de bem-estar em que o indivíduo percebe suas próprias habilidades, consegue enfrentar as situações estressantes que são comuns nas rotinas diárias e é capaz de ter uma vida ocupacional produtiva”. Nesse sentido, a campanha Janeiro Branco busca valorizar o equilíbrio mental e alertar sobre o perigo de doenças como a depressão, a ansiedade e o estresse. (Fonte: exame.abril.com.br). Por isso é importante estarmos atentos aos sinais e procurar ajuda o quanto antes, pois a maioria das pessoas só a procura depois de muito tempo de sofrimento.

 

 





Comentários
  • Miralva Santos Oliveira

    Verdade amiga ! Cuidar da mente é ter mente saudável. Mente saudável é estar de bem com a vida. Se não estar bem devemos sim procurar um profissional para nos ajudar. Bjs

Deixe seu comentário