Tieta - Oitava mulher homenageada pelo Grupo Alvorecer

Chegando a força de uma personagem de Jorge Amado: Tieta!!!!!  
Oitava homenageada no espetáculo Nós Dançamos Elas, trazida pelo grupo Poderetes , foi assim descrita pela aluna Lissandra:


"Tieta do Agreste é uma das personagens mais importantes da obra de Jorge Amado. Mulher que representa uma fusão de beleza, sensualidade, coragem, força e sabedoria. Ainda adolescente, foi expulsa de casa pelo pai  e, depois de vinte e cinco anos, voltou à sua cidade natal, Santana do Agreste, rica e poderosa, levando àquele lugar vários benefícios, entre eles, a luz elétrica.


Tieta não levou apenas a luz, no sentido literal da palavra, mas também no sentido metafórico, quando resistiu ao preconceito, lutou pela sobrevivência, e almejou pequenas ambições naquela "vida tacanha".
Mulher que deixou de ser "objeto" e passou a ser dona do seu próprio destino, Tieta transgrediu e superou códigos injustos de uma época. E, como muitas de nós, saiu das margens da sociedade, da escuridão, para "brilhar mais do que milhões de sóis".


Há em cada uma de nós um pouco de Tieta, "existe alguém aqui, no fundo de você e de mim", alguém "que grita para quem quiser ouvir" que a mulher quebrou a redoma lhe imposta e tornou-se "uma poderete"; pois, assim como a nossa homenageada, a qual também é a representação do poder feminino, nós, mulheres, somos capazes de grandes mudanças e de romper grilhões ao "servir de farol nos mais escuros percalços da vida."

Comentários

    Nenhum comentário! Seja o primeiro, preencha o formulário abaixo!

Deixe seu comentário! Os comentários serão moderados antes de serem publicados.

Blogs Parceiros